Audiência para discutir o transporte público, em Duque de Caxias, acontecerá em abril
Vereadora Juliana do Táxi (PL) anunciou que o debate será no dia 16/04, no plenário da Câmara
Com o objetivo de obter esclarecimentos dos responsáveis pelas empresas de transporte público que atuam no município de Duque de Caxias e buscar soluções para os problemas, a Câmara de Vereadores agendou para o dia 16/04, às 14h, uma audiência pública. O anúncio foi feito pela vereadora Juliana do Táxi (PL), na sessão plenária de 27/03.
A vereadora reiterou que o transporte público está precário, principalmente, em relação às condições dos ônibus, a redução e a falta de linhas em diversos bairros, além de outros transtornos. “Não queremos só o Tarifa Zero. A população não se nega de pagar a passagem. A minha região é desatendida pela empresa ‘DesUnião’. Temos que trazer a população para esta Casa e pedir ao secretário de Serviços Públicos que cobre das empresas”, disse Juliana do Táxi, autora do requerimento para a audiência com o vereador Catiti (PDT).
“Sou morador da Bela Vista, onde passa a famigerada empresa ‘DesUnião’ que já deveria ter sido extinta do município”, ressaltou Catiti que solicitou a implantação do Programa Tarifa Zero para atender a região. A vereadora Delza de Oliveira (MDB) reforçou que a situação do transporte público tem afetado muitos bairros. “Na Chacrinha, Vila São Luiz, 14 de Julho, as pessoas estão suplicando que vá outra linha para atendê-las porque o ônibus não passa mais”.
Presidente da Comissão de Transportes, o vereador Vitinho Grandão (PL), solicitou ampla divulgação da audiência pública para que a população participe, tire dúvidas e contribua com sugestões, e para que as empresas deem explicações e apresentem ações que serão tomadas. “Na legislatura passada, fizemos audiência pública, mas precisamos intensificar os convites às empresas para não ocorrer o mesmo que, na passada, em que mandaram apenas um representante”.
Vitinho Grandão ainda comentou sobre o aumento das passagens dos ônibus, a partir do sábado (29). A autorização é do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ) e não passa pela Câmara. “Precisamos fazer uma solicitação conjunta e pedir ajuda do prefeito para não liberar o aumento”.
A vereadora Juliana do Táxi também contestou a rota do Tarifa Zero, em Xerém, onde um morador apontou que o ônibus para a duas esquinas de um centro de tratamento para crianças espaciais. Marquinho Oi (União Brasil) foi enfático: “quem fez essa rota não deve morar na cidade, não tem um filho especial, não sabe o que é dificuldade da população”.
Ponte do Pilar
O vereador Serginho do Pilar (PP) falou sobre a inauguração da ponte do Pilar, nesta sexta-feira (28). Com ela, a conexão entre a Rodovia Washington Luiz e a Avenida 5 de Julho ficará mais rápida. “Vai atender também as adjacências e até a população de Belford Roxo”.
Pensando na segurança, ele apresentou indicação para uma Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (Cproeis), no Pilar. “O crescimento do fluxo de carros e de pessoas no bairro pode trazer alguns transtornos. É importante a gente se antecipar a alguns fatos, principalmente, sobre a segurança pública”.
Vitinho Grandão reiterou que a ponte vai trazer mais fluidez ao trânsito. “Ela não só vai melhorar a mobilidade no Pilar, até quem mora no Gramacho também vai se beneficiar”. O vereador Alex Freitas (Republicanos) também ressaltou a obra como de “grande importância para a mobilidade da região”.
Águas do Rio
Uma audiência pública para tratar sobre a Águas do Rio está agendada para o dia 08/04, no plenário da Câmara. A informação foi dada pelo vereador Serginho do Pilar. “Muito importante trazer os representantes da Águas do Rio aqui para que deem satisfação a nós, parlamentares, e a população”.
O vereador Alex Freitas falou do empenho do prefeito Netinho Reis (MDB) de buscar soluções. “O prefeito junto com o presidente da Águas do Rio, baixou um ato autorizando a perfuração de vários poços no município para podermos equacionar os problemas hídricos da cidade”, destacou ele. A ação emergencial visa aprimorar o abastecimento de água.
Catiti, por sua vez, mostrou-se desconfiado com o cumprimento das ações prometidas pela empresa. “Acho que eles estão a fim de acharem petróleo a 120 metros. Não acredito mais nessa história. Eles têm farta quantidade de água para ser captada, mas eles não querem fazer os investimentos para que ela chegue às torneiras dos moradores da Baixada”. Também não acreditando nas promessas da Águas do Rio, Marquinho Oi se manifestou.” Torço demais que consigam. Prometer, eles vão prometer”.
Obras
O asfalto para o Morro do Coqueirinho voltou a ser cobrado pelo vereador Marquinho Oi, na sessão plenária de 27/03. “Sempre subi na tribuna pedindo por aquela população que está abandonada, praticamente, no centro de Caxias”, disse ele, lembrando seu empenho para que o local recebesse água, através do programa estadual Água para Todos, do ex-governador Sério Cabral
Marquinho Oi apontou que, em setembro passado, foi colocado asfalto no Morro do Coqueirinho, porém, o mesmo já apresenta problemas, pois não foram feitos o meio-fio e o saneamento básico. Ele ainda solicitou a continuidade dos serviços na praça Maria Fernandes de Araújo, no bairro Periquito. “Começou uma obra, em setembro, e até hoje, não terminou. A população merece respeito”.
Estacionamento solidário
Com a proposta de beneficiar as instituições filantrópicas municipais, a vereadora Andreia Zito (PV), apresentou uma indicação para que o município adote o Estacionamento Solidário. “É a implantação de um sistema de estacionamento rotativo, em áreas públicas, cuja arrecadação mensal será destinada, em 50%, para as instituições filantrópicas cadastradas e reconhecidas pela Prefeitura Municipal”. Os recursos, segundo a vereadora, contribuirão para a continuidade dos serviços das entidades e o atendimento à população mais necessitada.
Feira do Empreendedor
O lançamento do projeto “Feira do Empreendedor Caxiense”, no Teatro Municipal Raul Cortez, em 26/03, foi citado pelo vereador Leandro Guimarães (MDB). “Centenas de pessoas participaram do evento e eu tenho a convicção que vai ser um dos programas da Prefeitura de Duque de Caxias que mais vai trazer recursos para a população e que vai mais gerar emprego”.
Ele convidou a todos para que, no sábado (29), compareçam à primeira edição da feira, deste ano, na Praça do Rosário, em Saracuruna, a partir das 8h.
Ações da prefeitura
O líder de governo, vereador Eduardo Moreira (MDB), comentou duas ações da administração municipal. A primeira trata do Programa Remédio em Casa, destinado a quem tem dificuldade de locomoção, comorbidades ou mora longe dos pontos de distribuição.
A segunda remete ao processo licitatório que ocorrerá, no dia 31/03, para o Complexo Neurossensorial Casa do Autista. “São ações que foram promessas de campanha eleitoral e que vão trazer muitos benefícios para a população de Duque de Caxias”, disse Eduardo Moreira
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo
Share this content: