Homenagem ao Dia Municipal da Cultura expõe trabalho de artistas na Câmara
Instituto Histórico promove evento para exaltar a arte e a cultura duque caxienses
O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu um evento celebrativo ao Dia Municipal da Cultura na tarde do dia 19 de março. Lançamento de livro, exposições e apresentação musical marcaram o encontro que recebeu munícipes, parlamentares e artistas da cidade.
O Dia Municipal da Cultura é celebrado em Duque de Caxias no dia 20 de março, desde 2005. Na ocasião, foi sancionada a Lei em homenagem a Francisco Barbosa Leite, artista cearense, radicado no município em 1996, ano da sua morte.
O evento deste ano iniciou com a exaltação da história desse artista. A Diretora do Instituto Histórico, Tânia Amaro, realizou uma menção sobre a contribuição de Barbosa Leite ao município e destacou a importância de se exaltar a arte e a cultura dentro da Câmara Municipal da cidade, “o Instituto está na ativa de 1973. A partir dos anos 2000 ele passa por uma revitalização que objetivou justamente isso: intensificar a valorização da arte e cultura do município. Aqui, além de todo acervo histórico da cidade, o visitante poderá estudar, pesquisar e apreciar os talentos de muitos artistas que, às vezes, ficam sem espaço para expor os seus trabalhos. Nós estaremos sempre de portas abertas”.
O Presidente da Comissão de Cultura e Educação, Vereador Alex Freitas, também destacou a importância da exaltação da cultura do município, “eu sempre me faço presente nesses eventos, pois acredito que a educação e a cultura devem caminhar juntos. A educação forma e a cultura liberta. É muito gratificante poder contribuir com os fazedores de cultura do nosso município que muito fazem pela nossa cidade. O nosso mandato é participativo e eles podem contar sempre com esta Casa.” Os parlamentares Nivan Almeida e Junior Uios (União Brasil) também fizeram questão de prestigiar o evento.
Para retratar Duque de Caxias através de personagens importantes e o cotidiano da cidade, Wilson Gonçalves, que já compôs o Legislativo do município, lançou o livro Crônicas de Albuquerque, “o livro é um passeio sobre fatos históricos ocorridos com personagens importantes da nossa cidade. Ele possui um caráter cômico, como toda crônica, mas também trata das questões geográficas e históricas do município para reavivar a nossa cultura”.
O lançamento do livro foi a cereja do bolo do evento que contou com a exposição de várias artes que retratavam o município nas suas mais variadas formas. Para os artistas, a oportunidade de mostrar o trabalho foi excepcional. “Hoje é um dia histórico, ao meu ver. Esse espaço representa um dos símbolos da história de Duque de Caxias. É incrível fazer parte de tudo isso, hoje.” Afirmou o artista visual, Marcos Maciel. “Eu acho importante para o município expor as artes e os artistas que ele tem. Muita gente não conhece o nosso trabalho porque não tem oportunidade de conhecer. O Instituto sempre abre as portas e contribui muito para que a nossa arte chegue às pessoas,” concluiu Lúcia Nogueira, artista plástica.
Além deles, os artistas plásticos Rafael Agostini e Robinson Oliveira e os artistas visuais José da Silva e Sérgio Xavier também apresentaram os seus trabalhos. Após a abertura do evento, o público foi convidado a passear pelo Instituto para apreciar as pinturas, fotos, ilustrações, artesanato e o livro lançado sobre o município.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo
Share this content: