Singer destaca crescimento da costura entre os jovens
Pesquisa encomendada pela marca revelou que 39% de seus consumidores têm entre 18 e 34 anos
No mês das crianças, a Singer – principal empresa no mundo de máquinas de costura identificou um crescimento expressivo no interesse pela costura entre as novas gerações, especialmente a Geração Z. Uma pesquisa encomendada pela marca revelou que 39% de seus consumidores têm entre 18 e 34 anos, sinalizando uma mudança no perfil de consumo.
Em 2024, a pesquisa mostrou que a costura está presente em 36% dos lares brasileiros, o equivalente a 25 milhões de residências. Entre esses consumidores, 69% são mulheres e 28% utilizam a máquina de costura como fonte de renda. O Nordeste se destaca como um polo importante da indústria têxtil no Brasil, concentrando 40% desse público.
“Existe uma mudança significativa nas novas gerações em relação ao consumo. Priorizando a sustentabilidade e a personalização, especialmente no setor da moda, os jovens estão buscando formas criativas de economizar recursos. Isso é particularmente notável na geração Z, que vê na costura e no bordado não apenas um hobby, mas também uma oportunidade de renda adicional”, avalia Concheta Feliciano, diretora de marketing e e-commerce da SVP Worldwide na América Latina.
“A percepção tradicional de que as máquinas de costura eram exclusivamente utilizadas por mulheres mães e avós, está mudando. O mundo da costura agora atrai uma diversidade de perfis, incluindo homens e a geração Z, que se destaca pelo movimento DIY (Faça Você Mesmo)”, explica a executiva.
Jovens empreendedores se destacam com a costura
Um exemplo desse movimento é Jonatas Verly, de 30 anos, morador de Teixeira de Freitas, na Bahia. Filho e neto de costureiras, Jonatas aprendeu a costurar ainda na infância, com sua avó, e retomou o interesse pela prática aos 20 anos. Hoje, ele é influenciador e professor de costura, utilizando a internet como ferramenta para expandir sua renda.
“A costura foi uma herança familiar que me deu não apenas habilidades manuais, mas também uma nova perspectiva de vida. Poder transformar um hobby em fonte de renda é gratificante”, comenta Jonatas.
Sobre a SVP Worldwide
A SVP Worldwide é líder no mercado de máquinas de costura, proprietária das marcas Singer, Husqvarna Viking e Pfaff. A empresa hoje com 70% de market share no Brasil e sólida presença no país, em mais de 300 pontos de atendimento ao consumidor no Brasil. Além disso, sua fábrica de agulhas em Indaiatuba é a única do Ocidente, garantindo o controle absoluto sobre a qualidade dos seus produtos. A marca Singer, reconhecida pela sua tradição e excelência, tem sido particularmente influente no mercado brasileiro, atendendo às necessidades de uma ampla gama de consumidores, desde aqueles que buscam customização e personalização até aqueles que veem na costura uma fonte de renda adicional.
Informações para a imprensa
TCBCOM
Tatiany Banagouro
tatiany@tcbcom܂com܂br
11 98250-0846
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