Carregando agora

Vacinação contra a dengue será em 12 cidades do Rio para crianças e adolescentes; casos aumentaram 585%

Vacinação contra a dengue será em 12 cidades do Rio para crianças e adolescentes; casos aumentaram 585%

Estado já contabilizou 9.963 notificações de dengue mas casos já podem ter ultrapassados de 20 mil

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão os primeiros vacinados contra a dengue em 12 cidades do Rio de Janeiro — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo/Arquivo

O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídos mais de 500 municípios, 12 deles no estado do Rio: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Itaguaí, Mesquita, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica. Neste ano, o estado do Rio já contabilizou 9.963 notificações de dengue até a última terça-feira, dia 23. A soma representa uma alta de 585% em relação ao mesmo período de 2023. E o número pode ser ainda maior. Como os dados levam de duas a seis semanas para serem inseridos no sistema pelos municípios, os casos já podem ter passados de 20 mil, segundo o Centro de Inteligência em Saúde (CIS). Ainda não há previsão para o início da vacinação no estado.

O Panorama da Dengue, boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) divulgado quarta-feira, aponta que Rio de Janeiro segue com “forte tendência de alta na quantidade de casos, com números bem acima da média histórica para janeiro”. Segundo o governo, os números superaram a quantidade esperada para o período de março e abril, quando a doença costuma atingir o seu pico no ano. Até o momento, o estado teve 355 internações e 9 pacientes em estado grave.

Em coletiva nesta sexta-feira, a secretária de estado de saúde, Claudia Mello, informou que há 15 óbitos em investigação no estado. Todos desde o começo de 2024. O governador Cláudio Castro informou que o início da imunização ainda não tem data confirmada.

— Estamos esperando só a vacina comprada pelo Ministério da Saúde chegar ao Rio. Toda a nossa frota de carros e helicóptero está à disposição para entregar nas cidades o mais rápido possível — explicou. Segundo o governador, os insumos para aplicar a vacinação da dengue já foi comprado.



Share this content: