Vereadores debatem sobre a Águas do Rio e a mobilidade urbana no município
Foram abordados a falta d’água, a precariedade dos ônibus e as condições da estação da Supervia
A Águas do Rio virou tema constante nas manifestações dos vereadores de Duque de Caxias e, na sessão plenária de 11/03, não foi diferente. São tantas as reclamações e a ausência de soluções pela empresa, que eles a apelidaram de “Ar do Rio” e de “Mágoas do Rio”.
O vereador Serginho do Pilar (PP) relatou a falta d’água no seu bairro durante o carnaval e as manifestações dos moradores. “É ‘Ar do Rio’ porque a Águas do Rio já foi. Nunca mais passou uma água no cano da população de Duque de Caxias”. Leone (MDB) reforçou sua fala sobre o descaso da empresa com a população de Duque de Caxias e as cobranças indevidas.

Alex Freitas (Republicanos) comentou a venda da Cedae. “Fui um dos parlamentares desta Casa que foi contra a venda da Cedae. Vários deputados foram a favor. A população tem que cobrar desses deputados, porque nós aqui denunciamos essa covardia que iriam fazer”.
A vereadora Juliana do Táxi (PL) apontou que a falta d’água é constante em todos os bairros. “É ‘Mágoas do Rio’, pois a população está magoada com a situação. Nunca vi na rua Ana Ney, no bairro 25 de Agosto, faltar água”.
A manifestação dos moradores do Pilar também foi citada pelo vereador Dr. Maurício (PRD), que reiterou a necessidade de uma audiência pública com os representantes da empresa. “Não tenho como falar da Águas do Rio e não falar da irresponsabilidade que os deputados estaduais estão tratando o assunto na cidade. Quando vejo os quatro distritos secando e os deputados que votaram a favor da venda da Cedae não fazendo nada, é lamentável”.
Catiti (PDT) e Junior Reis (MDB) também falaram sobre a Águas do Rio. “Sem contar os inúmeros buracos que ela faz nas ruas com a conivência da Secretaria Municipal de Obras que precisa começar a multar essa empresa”, disse Catiti. “É público e notório que a Águas do Rio presta um péssimo serviço na nossa cidade”, ressaltou Junior Reis.
Leandro Enfermeiro (PRD) levou uma amostra da água turva que está sendo disponibilizada à população. “Estive no Parque Adelaide e trouxe essa água da torneira dos moradores. Isso é desumano. É um mau cheiro absurdo. Com certeza, traz doenças”.
Transporte público
A vereadora Andreia Zito (PV) levou ao plenário a denúncia que recebeu sobre a situação do mergulhão de acesso à estação de trem em Duque de Caxias. “É um estado deplorável. Fiz uma indicação solicitando ao governador a manutenção e o conserto do elevador e da escada rolante, além da limpeza na estação”, disse ela, destacando que os problemas prejudicam os idosos e deficientes. O vereador Leandro Guimarães (MDB) ressaltou que, enquanto esteve secretário de Urbanismo, o local recebeu uma atenção especial.
Catiti, por sua vez, manifestou-se sobre as empresas de ônibus. “Não vou me cansar enquanto a União não deixar a cidade. Todo dia tem ônibus quebrado, pessoas aguardando horas no ponto e quando os ônibus passam”. Ele ressaltou que a Câmara está cobrando e vai ser ainda mais firme em relação às empresas que atuam no município e que prestam um péssimo serviço.
Dr. Maurício enfatizou que está na hora do município ser mais firme na questão do transporte público. “Nós perdemos o prazo do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, previsto na Lei Federal 12.587/2012. Tínhamos tudo agora para avançar e não conseguimos fazer isso. Temos um secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana que foi nosso prefeito e vem nos ajudando como pode, mas está muito aquém do que precisamos efetivamente”.
O vereador Junior Reis falou de alguns projetos que deverão vir para Duque de Caxias. “Tem muitas coisas boas vindo por aí, entre elas, vamos trazer o metrô de superfície. Teremos em frente à Petrobras a estação do metrô saindo de três em três minutos”.
Segurança
Outro assunto importante foi a segurança pública, abordada pelo vereador Leone. Ele destacou o concurso para 400 vagas da Guarda Municipal que está por vir. “É um compromisso que foi assumido na campanha e, logo, no início do governo, o prefeito Netinho Reis está cumprindo”.
Leone também destacou que a cidade irá receber 100 totens com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial que vai trazer mais segurança aos moradores. “Precisamos ter uma cidade segura para atrair novas empresas e para que a população possa ter o seu direito de ir e vir”, disse ele, parabenizando o empenho dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis para a segurança no município.
Educação
“Iniciamos hoje a instalação do transformador na Escola Municipal Jayme Fichman para o aumento da carga”, comemorou o vereador Leandro Enfermeiro o atendimento da prefeitura à indicação de sua autoria. “Vai trazer muitos benefícios para os alunos e os profissionais da escola, com climatização em todas as salas de aula”. Ele ainda reiterou a sua indicação de reforma geral na mesma escola.
Grande Rio
Os vereadores de Duque de Caxias parabenizaram a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio pelo vice-campeonato no carnaval deste ano. “A escola mostrou a garra da nossa população sempre levando o nome da nossa cidade para todo o mundo”, disse Leone. “Fico feliz pela minha cidade estar sendo bem representada”, ressaltou Juliana do Táxi. “Foi um excelente desfile. Parabéns, Duque de Caxias!”, comentou Catiti.
Ações do Governo
Líder de governo, o vereador Eduardo Moreira (MDB) parabenizou a atuação do Legislativo. “Quando a gente vê os vereadores falarem sobre a mobilidade urbana, a água e a Supervia, tenho certeza de que o governo está aberto, porque ele que escutar a população”.
Eduardo também falou do Hospital do Coração, uma referência em cardiologia, e do empenho do Executivo. “Washington Reis teve a coragem de levantar esta bandeira e o prefeito Netinho Reis, com os governos do Estado e Federal, está buscando todos os recursos para entregarmos uma saúde pública de qualidade”.
Dia da Mulher
O Dia da Mulher, celebrado em 08/03, esteve presente nos discursos de vários vereadores. Juliana do Táxi, porém, ressaltou que a Secretaria de Mulher precisa voltar a funcionar. “Duque de Caxias foi a primeira cidade da Baixada a ter a Secretaria da Mulher. O que me entristece é que ela paralisou. Gostaria de ver políticas públicas realmente funcionando na nossa cidade”. Juliana reiterou ao presidente Claudio Thomaz a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara para ser um canal direto com os órgãos da segurança.
O vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) lamentou o fim da Secretaria da Mulher. “A mulher tem que ter voz. Tem que voltar com a secretaria sim”. Em seu discurso, o presidente Claudio Thomaz fez uma homenagem às mulheres. “Oito de março é o dia de relembrarmos a luta incansável de mulheres que, ao longo dos séculos, têm buscado igualdade, respeito e reconhecimento. Nesta Casa Legislativa, temos o privilégio de contar com a presença de mulheres fortes e comprometidas, como as nossas vereadoras, que representam a voz feminina da cidade”.
Projetos aprovados
Em discussão única, foi aprovada por unanimidade, na sessão plenária de 11/03, a indicação legislativa nº 01/2025, de autoria do presidente da Câmara de Duque de Caxias, Claudio Thomaz (PRD), solicitando ao Executivo o encaminhamento de um Anteprojeto de Lei dispondo do reajuste salarial para os servidores públicos municipais.
Dois projetos de lei também foram aprovados em dois turnos. O PL nº 003/2025, da vereadora Juliana do Táxi, institui o Programa de Proteção e Saúde dos Pés no município; e o PL nº 005/2025, do vereador Alex Freitas que dispõe sobre o atendimento prioritário aos corretores de imóveis e advogados. “Esse projeto de lei é muito importante para darmos mais agilidade a esses profissionais”. Alex Freitas recebeu o apoio dos demais vereadores que apresentaram algumas sugestões para engradecer a proposta.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Share this content: