VOLTAR A SORRIR

O serviço de Bucomaxilo do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) vai muito além das cirurgias de trauma de emergência/urgência. A unidade devolve sorrisos e qualidade de vida e bem estar para pacientes com problemas maxilofacial (cistos, tumores e infecções), deformidades dentofacial, anomalias congênitas de face com distúrbios da articulação temporomandibular. Dores, problemas respiratórios, na dicção, ortodônticos, além da autoestima são alguns dos problemas que enfrentam os pacientes. Atualmente são realizadas 55 cirurgias mês entre emergências e eletivas na unidade.
Responsável pelo serviço Bucomaxilofacial do HMAPN desde outubro do ano passado, o cirurgião dentista Alexandre Mello e sua equipe acompanham os pacientes antes, durante e após cada cirurgia. De acordo com o médico, os procedimentos são rápidos, seguros e traz qualidade vida. O pós operatório também é acompanhado de perto pela equipe com consultas regulares até que o paciente tenha alta. Ainda segundo Dr. Alexandre o mais desafiador no pós cirúrgico é a alimentação líquida por cerca de 40 dias.
“O paciente eletivo tem tratamento ortodôntico prévio, que demora de oito meses a um ano e meio. Quando está com estabilidade na mordida, a gente avalia toda a face com exames de imagem. Estando tudo certo ele é submetido a cirurgia, que dura cerca de duas horas. Acompanhamos o paciente no pós cirúrgico e, em pouco tempo, ele tem vida nova. Não há mais dor no pós cirúrgico. Na minha opinião o desafio maior é a alimentação líquida por pouco mais de um mês. A partir daí é sorriso novo e qualidade de vida”, afirmou.
A ajudante de Cozinha, Débora Nascimento de Freitas viu a vida mudar de uma hora para outra quando o filho Nicollas de Freitas da Cunha, 16 anos, teve um tumor no rosto. “A princípio achei que era cisto que estava crescendo. Não esperava que fosse um tumor. Levei ele na Clinica da Família, fizemos uma tomografia e descobrimos que era um tumor. Passamos em um dentista Bucomaxilo, no Hospital dos Servidores. Começamos o tratamento lá, fizemos uma biopsia, era benigno e ficamos aguardando a cirurgia. Como vim para Duque de Caxias, fui ao posto de Xerém e fui encaminhada pra cá. Passamos pela consulta aqui em dezembro e em janeiro ela já estava sendo operado. Graças a Deus deu tudo certo e está perfeito o rosto dele. Eu pensei que o meu filho ia ficar com o rosto deformado. Sou só gratidão ao hospital”, declarou.
Caroline Rosa da Silva Cordeiro, 29 anos, fez a operação ortognática (que corrige o posicionamento dos ossos da face dos dentes) há trinta dias e já sentiu melhora ao sair do centro cirúrgico. “Eu tinha dificuldades para respirar, na mordida e também na estética. Sentia muita falta de ar e não conseguia fazer coisas simples como abrir com o dente o sachê de ketchup, por exemplo, porque meus dentes eram muito desiguais. Fiz acompanhamento com o cirurgião e o ortodentista que alinharam as modificações e hoje estou aqui. Assim que saí do centro cirúrgico percebi melhora na minha respiração. Respirei como numa respirei na minha vida. Foi um alívio muito grande, além da melhora na minha estética”, frisou.
Já o paciente Filipe de Almeida, 40 anos, aguarda a sua vez para fazer a cirurgia ortognática, marcada para o próximo mês. “Eu senti uma dor no maxilar e fui ao dentista. O dentista fez raio-x, colocou o aparelho e constatou que futuramente eu precisaria fazer uma cirurgia. Me preparei para a cirurgia no Hospital Pedro Ernesto. Veio a pandemia e não foi possível fazer. Há uns três anos retomei o tratamento porque estava sentindo dor e então comecei a me preparar para a cirurgia. A minha dentista me indicou aqui porque o atendimento é mais rápido e logo eu faria a cirurgia. Mês que vem eu opero”, afirmou.
Para as cirurgias eletivas de bucomaxilo no HMAPN os pacientes devem ser encaminhados por um dentista ou ortodentista para o setor para ser avaliado pela equipe da unidade. O HMAPN fica na Rodovia Washington Luiz, Km 109 – BR 040 – Jardim Primavera – Duque de Caxias.
Audrey Àndrade
(21) 99183-3107
Share this content: